Descanse em paz

 Quem aqui tem um tio legal? 

Ah, eu venho de uma família de italianos, repleta de tios e tias, onde tem gente que nem tio ou tia é, mas você aprende a os tratar assim e "punto e basta". E você ainda acha legal!!

Famiglia italiana é assim mesmo. Dizem que é uma bagunça, dizem que é barulhenta, seja o que for. É assim que funciona, e só quem tem uma dessas sabe do que eu estou falando.

Hoje foi um dia triste, perdi uma prima. Os infortúnios da vida tiraram de uma bagunçada e barulhenta família italiana um anjo chamado Paula Lobello. Moça ainda, linda, cheia de vida, nos deixou. Deixou uma vasta famiglia, um marido que mal conheço, mas a quem solidarizo pelo sofrimento ao qual deve estar passando, deixou um irmão que fez tudo o que pode, deixou a mãe, minha tia, sempre delicadamente dedicada... mas ao saber da notícia, meu primeiro pensamento, como pai que sou, foi no meu tio. O tio Atilio. 

A famiglia é cheia de tios legais, mas um em especial sempre me chamou a atenção, desde menininho.. Aquele tio barbudo e magrinho, de fala calma, olhar carinhoso e sorriso doce, daquele tipo de pessoa que cumprimenta uma criança usando as duas mãos, sabe? Sim, eu fui criança e ele fez isso todas as vezes que me viu, e eu me lembro nitidamente disso.. E nem digo que foram muitas, porque a famiglia é grande e nos víamos apenas em festas cheias de outras crianças, que eram tratadas com o mesmo carinho por ele. Mas sempre me marcou o jeito carinhoso e bom do Tio Atilio.

Hoje, não mais tão criança assim e pai de dois filhos, o sentimento que bate à minha alma é o da injustiça. Como a um cara tão bacana pode ser imputado um sofrimento tão grande? Perder uma filha, à flor da idade?? Minha filha tem 14 anos, e ao vê-la, sinto-a infalível.. Acredito que meu tio via assim a Paulinha.. Infalível. Mas a vida nem é assim e não liga pra isso, ela faz diferente, faz o que quer. E fez triste um cara bom.  E isso não é justo.

Nada vai me fazer entender isso, nunca. Hoje eu me convenci de que a vida não faz sentido mesmo.

Tio, pode ser que jamais leia minhas palavras. Nem gostaria de te machucar ainda mais querendo que visse esse desabafo. São palavras escritas por mim, pra mim. Mas meu coração sofre aqui, e Deus permita que meu sofrimento possa amenizar um pouco do seu. Por que gente boa não devia merecer sofrimento. É injusto, não é?

Todo o meu sincero sentimento, e que a Justiça Divina permita que meus filhos enterrem os seus pais, e não o doloroso contrário.

Comentários

Postagens mais visitadas